Um guia completo para o uso dos drones DJI Agriculture no cultivo de algodão
O algodão, item de primeira necessidade no setor têxtil e da moda, tem uma história rica e abrangente datando de milhares de anos atrás. Hoje, ele é tão comum, que se torna quase invisível. De acordo com estatísticas de 2021 da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mais de 70 países plantam algodão no momento, com uma área colhida de 32,5 milhões de hectares e uma produção de 72,6 milhões de toneladas de semente de algodão (não descaroçado).
Com o crescimento contínuo da população mundial, se torna necessário métodos de cultivo mais eficientes e sustentáveis. Os pulverizadores de solo têm sido a principal ferramenta para a pulverização do algodão há anos, mas eles trazem consigo seu próprio conjunto de desafios, desde a má penetração e cobertura até danos causados pelas rodas dos veículos.
Com esses problemas em mente, o drone está se tornando uma solução cada vez mais popular e necessária no cultivo de algodão. Neste blog, vamos explorar como os drones da DJI Agriculture estão transformando o setor de cultivo de algodão, oferecendo maior eficiência, menor custo e uma colheita mais saudável.
Benefícios dos drones agrícolas da DJI Agriculture no cultivo de algodão
Os drones da DJI Agriculture oferecem uma ampla gama de vantagens sobre a abordagem tradicional de pulverização no solo. Aqui estão alguns dos principais benefícios:
1. Melhor cobertura e efeito da pulverização
Os drones da DJI Agriculture são projetados para garantir uma cobertura maior e mais consistente em todas as partes da planta. Esse recurso elimina os problemas comuns enfrentados pelos agricultores, como a má penetração em folhas mais baixas ou a aplicação desigual de agroquímicos.
As hélices do drone geram uma poderosa corrente descendente de vento. Essa corrente de vento impulsiona as gotículas para baixo, garantindo que elas cheguem à parte inferior da copa. Como resultado, os agroquímicos podem envolver toda a planta, oferecendo uma cobertura mais efetiva.
Essa cobertura superior foi claramente demonstrada em um teste comparativo conduzido por Ümit Göven, vendedor turco de agroquímicos e produtor de algodão, e Daze Tarim, revendedor da DJI na Turquia. Eles colocaram papel sensível à água na parte inferior do algodão em dois campos. Um campo foi pulverizado com um pulverizador no solo e o outro com um drone. O papel sensível à água do campo pulverizado pelo drone apresentou maior densidade de gotículas e melhor cobertura, indicando uma eficácia superior da pulverização.
Os benefícios são especialmente evidentes na aplicação de desfolhantes. No campo de algodão de Ümit pulverizado com um drone, a colheita começou apenas oito dias após a pulverização do desfolhante. Por outro lado, no campo pulverizado com o pulverizador no solo a colheita começou 15 dias depois da pulverização. Essa aceleração do processo de colheita em sete dias permite que a produção do algodão seja protegida de condições climáticas adversas.
2. Maior eficiência
Os drones da DJI Agriculture oferecem uma maior eficiência por meio de técnicas de aplicação mais rápidas e precisas. Eles podem cobrir uma parte maior do terreno em menos tempo, levando a reduções significativas nos custos com mão de obra e aumentos substanciais na produtividade geral.
O drone alcança essa eficiência por meio de seu método de pulverização de volume ultrabaixo e rápida rotatividade entre o reabastecimento dos produtos químicos. Por exemplo, um drone T40 pode pulverizar aproximadamente 16 hectares de um campo de algodão em apenas uma hora. Em comparação, um trator New Holland TD 100D com um jato de pulverização de 14,6 metros de largura, uma configuração comum para um campo de algodão de 100 hectares, só consegue pulverizar cerca de 7 a 8 hectares no mesmo período. Isso significa que a eficiência da pulverização por drone é duas vezes maior se comparada com um pulverizador no solo.
Essa economia no tempo reduz não apenas os custos com mão de obra e equipamentos, mas também assegura o controle oportuno de danos causados por insetos. Portanto, o uso dos drones da DJI Agriculture leva a uma maior eficiência e produtividade na gestão de culturas.
3. Custo mais baixo
As aplicações por drone podem levar a uma economia significativamente em mão de obra, combustível e outros custos em comparação com os métodos tradicionais de pulverização no solo.
Isso se deve em grande parte à capacidade de pulverização de volume ultrabaixo dos drones e ao fato de que eles operam sem tripulação. Por exemplo, o consumo de diesel para um pulverizador de solo é de aproximadamente 2,5 L por hectare. Por outro lado, o consumo de gasolina de um drone como o T40 (equipado com um gerador DJI) é de apenas 0,2 L por hectare. Essa diferença resulta em uma redução de custo de aproximadamente US$ 2,82 por hectare.
Para se ter uma ideia, considere o campo de algodão de Ümit, que se estende por 250 hectares. Um trator precisaria de 625 litros de diesel para pulverizar o campo inteiro. No entanto, um gerador DJI D12000iE precisaria de apenas 50 litros de gasolina para carregar as baterias do drone para a mesma tarefa. Levando-se em conta os preços do diesel e da gasolina na Turquia em 13 de dezembro de 2023 (35,43 liras turcas/litro de diesel e 32,98 liras turcas/litro de gasolina), a economia no uso do drone é considerável.
4. Nenhum dano ao algodão
Uma das vantagens significativas do uso de drones é que eles não causam nenhum dano ao algodão. Ao contrário dos métodos tradicionais de agricultura que envolvem a condução de máquinas através dos campos, os drones evitam danificar as plantas por compactação da esteira da roda e até reduzem a compactação do solo.
Uma vez que a copa foi fechada, dirigir um trator pelo campo pode esmagar o algodão, causando danos significativos. No entanto, ao usar um drone para a pulverização, o algodão está a salvo desse tipo de dano. De acordo com Murat, produtor de algodão na Turquia, até 12%* do algodão pode ser salvo da esteira da roda, o que significa aproximadamente 600 kg e US$ 414 salvos por hectare.
A porcentagem do dano causado pela esteira da roda é calculada dividindo a largura da esteira por linha pelo número de linhas para a aplicação inteira, e depois dividindo isto pela área total do campo.
Considerando o rendimento médio de algodão de 5000 kg por hectare e o preço médio de 2023 para a semente de algodão não descaroçado de 20 liras turcas por kg, as economias com o uso de drones são substanciais. Portanto, o uso de drones na agricultura não apenas aumenta a eficiência como evita perdas desnecessárias e danos à cultura.
5. Pulverização pós-chuva
Os drones da DJI Agriculture têm uma vantagem distinta sobre os pulverizadores de solo tradicionais, pois podem operar mesmo após a chuva. Os pulverizadores de solo muitas vezes atolam na lama após a chuva, causando atrasos em cronogramas de aplicação crítica. No entanto, os drones da DJI Agriculture são capazes de continuar operando, evitando tais atrasos.
As condições pós-chuva representam um desafio significativo para os tratores à medida que o campo se torna escorregadio e fofo. O solo precisa ser sólido o bastante para que um trator possa passar. Em casos de infestações severas de insetos, qualquer atraso pode causar aumento nas perdas, as quais são calculadas por segundo.
Os drones, por sua vez, podem pulverizar após a chuva, quando as condições do solo são inadequadas para os tratores. Essa capacidade de operar em condições adversas garante que as medidas de proteção da cultura não sofram atrasos, minimizando potenciais perdas. Essa é outra maneira na qual os drones oferecem desempenho superior em aplicações agrícolas, se comparado aos métodos tradicionais.
6. Taxa variável de pulverização
Os drones da DJI Agriculture são equipados com a capacidade de pulverizar com taxa variável. Esse recurso permite que os produtores otimizem a aplicação do produto com base nas condições específicas do campo, levando à redução de resíduos e melhoria na saúde das culturas.
Uma prática comum no cultivo de algodão é o uso de reguladores de crescimento, como o Pix. Esses produtos químicos são pulverizados em campos de algodão para conter o crescimento excessivo do algodão e se concentrar mais no desenvolvimento do casulo. Em vez de aplicar esses produtos químicos em uma taxa fixa em todo o campo, a pulverização com taxa variável permite uma abordagem mais direcionada.
Com a pulverização com taxa variável, regiões de crescimento excessivo podem receber uma taxa maior de Pix enquanto áreas com crescimento fraco receber uma taxa mais baixa. Essa aplicação direcionada tem o potencial de aumentar consideravelmente o rendimento do algodão.
Esse nível de precisão na aplicação de produtos químicas pode ser alcançado com um pacote de produtos DJI que inclui o M3M, o SmartFarm Web ou Terra e um drone AGRAS. Essas ferramentas trabalham em conjunto para oferecer uma solução com alta eficiência e custo-benefício para a agricultura moderna. Ao aproveitarem essas tecnologias avançadas, os produtores podem garantir a saúde e a produtividade ideais das culturas.
Fonte: Site DJI Agriculture - Learning Center