DRONE DE PULVERIZAÇÃO COMO FORTE ALIADO NO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE
A CIDADE DE SOROCABA AGORA PODE CONTAR COM A TECNOLOGIA DO DRONE PARA O CONTROLE DO MOSQUITO.
As atividades de combate à dengue em Sorocaba ganharam um novo aliado. Foi realizado um teste de aplicação de veneno para controle das arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela), utilizando o drone agrícola DJI T40, adaptado para pulverização contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A “nave mata mosquito”, como foi apelidado o equipamento, começará a ser usado em ações de rotina.
A iniciativa foi possível a partir do intermédio do Parque Tecnológico de Sorocaba, que viabilizou a parceria junto às empresas Igarapé New Holland e DJI Agriculture e Geo AG, ambas do ramo agrícola, para introdução da tecnologia na campanha para controle do mosquito da dengue. O drone tem capacidade de armazenamento de 40 litros e voa a uma altura máxima de 100 metros.
A ideia é que o drone entre em áreas de difícil acesso ou isoladas, e que necessitam do serviço de pulverização. Regiões com grande concentração de casos da doença serão priorizados.
O poder público garante que o veneno usado está de acordo com critérios técnicos para evitar danos ao meio ambiente e a resistência do mosquito Aedes aegypti ao princípio ativo.
“Agora aqui em Sorocaba a "nave" mata mosquito, vai nos ajudar na guerra contra a dengue. Junto com as nossas equipes essa nave vai entrar em lugares de difícil acesso para matar o mosquito e a larva também”. Comenta o Prefeito de Sorocaba – Rodrigo Manga.
A geoAG é distribuidora oficial dos drones de pulverização DJI Agriculture em todo Brasil, conta com rede de 24 revendas no Brasil, presente em mais de 140 pontos de vendas, com colaboradores treinados e capacitados para a comercialização do portfólio de drones agrícolas da DJI Agriculture.
Além desses benefícios, o uso de drones na pulverização também pode proporcionar economia de recursos, redução de riscos à saúde do operador e menor contaminação ambiental.